Review do 1Password

Última atualização em Julho de 2019

Divulgação de Anunciantes O vpnConfiável recebe uma pequena quantia de alguns dos servidores VPN que indicamos no site. Esses servidores são nossos e mantém o site funcionando a longo prazo, mas em nenhum momento interferem em nosso plano editorial ou em nossas avaliações. Quando você clica em um link e acaba assinando um serviço indicado pelo vpnConfiável, nós podemos receber uma compensação graças a indicação de um novo assinante. Isso não interfere na veracidade ou qualidade de nossas informações. Para saber mais, veja Sobre Nós
Nº 2 Prêmio Escolha do Editor
Nossa pontuação 9.8

30 dias sem riscos

Recursos

Logins biométricos, autenticação de dois fatores (2FA), preenchimento de formulários, desbloqueio de PIN para aplicativos móveis

Disponível em
Android
Apple iOS
Windows
Apple OSX
Google Chrome
Mozilla Firefox
Linux
Prós
Contras

Prós

  • Senhas ilimitadas
  • Dispositivos ilimitados
  • Protocolo de conhecimento-nulo
  • Criptografia AES de 256 bits
  • Recurso Watchtower
  • Recurso Travel Mode

Contras

  • Consideravelmente caro
  • Experiência móvel reduzida
 

O diferencial do 1Password frente a tantos outros aplicativos de gerenciamento de senhas é que ele apresenta uma quantidade incrível de recursos. E embora muitos desses só possam ser acessados com uma das opções de assinatura paga, o serviço disponibiliza um período de teste de 30 dias para todos os usuários que queiram experimentá-los. 

Combine isso com uma boa equipe de suporte atendendo até mesmo usuários que não são assinantes, e você terá um dos melhores e mais completos pacotes de gerenciador de senhas do mercado.  

 

Configuração

O 1Password é um modo fácil e efetivo de gerenciar uma variedade de dados de acesso a perfis e contas. Para usá-lo, você pode se inscrever no serviço online, que é bastante simples e ainda dá acesso a 30 dias de proteção gratuita às suas senhas antes que você tenha de se comprometer com a assinatura de 1 ano. Uma vez inscrito, o 1Password irá  gerar automaticamente uma “chave da conta” para você poder configurar o resto do serviço.

Com sua “chave da conta” em mãos, você poderá então criar sua senha mestre. Busque definir um código que seja fácil de lembrar, mas difícil de ser deduzido, afinal essa será a senha a ser usada no acesso a todas as outras contas do serviço. Depois de ter essas duas informações vitais, você estará pronto para começar a configurar o 1Password em todos os aplicativos nos quais deseje usá-lo. Se você usa muitos dispositivos e sistemas operacionais diferentes, isso pode parecer um pouco trabalhoso. No entanto, o processo é bastante simplificado pelo código QR que o 1Password fornece, o qual, além de preencher todas as informações necessárias, ainda protege o sistema com a sua senha mestre.

Uma vez ativado o serviço, você poderá não apenas proteger seus dispositivos com senha, impedindo que outras pessoas os acessem, como também poderá desativá-los caso eles sejam roubados, garantindo assim que seus dados estejam sempre a salvo.

Se você possuir senhas salvas em outros locais, como no Chrome ou em outros gerenciadores de senhas (como o LastPass ou o Dashlane), você pode importar os dados diretamente para o 1Password. Para fazer a transferência entre os programas, você pode ter de exportar os dados em um arquivo CSV e então importá-los a partir daí.

Segurança

O 1Password usa uma abordagem tripla para a segurança, combinando criptografia, transparência e recursos adicionais para manter seus dados completamente seguros. Ao utilizar o código de criptografia AES-256 bit, o 1Password impossibilita que outras pessoas decifrem seus dados, seja no trânsito ou no armazenamento deles.

Para tornar ainda mais difícil o acesso a seus dados, sua senha mestre nunca é salva no mesmo lugar que seus demais dados, tampouco é transmitida ou compartilhada por meio da rede, o que garante que ela nunca seja interceptada. Por óbvio, quanto melhor for sua senha mestre, mais seguros seus dados estarão, mas para tornar as coisas mais fáceis para você e difíceis para os hackers, o 1Password também usa PBKDF2 para derivação de chave, o que torna quase impossível para qualquer um adivinhar ou decifrar sua senha mestre.

Privacidade-1Password

A criptografia é a base da segurança do 1Password, mas não é, de forma alguma, a única coisa que ele tem a oferecer: o serviço possui uma abundância de recursos projetados para manter seus dados sãos e salvos. Por exemplo, você pode programar o 1Password para bloquear seu sistema automaticamente para que ninguém possa espiar suas senhas enquanto você está longe da escrivaninha. Ele também garante que quaisquer senhas copiadas sejam removidas de forma automática da sua área de transferência para que não possam ser copiadas ou roubadas mais tarde no mesmo dia.     

O 1Password sofreu algumas críticas, um par de anos atrás, quando mudou sua estrutura de uma armazenagem local para o armazenamento em nuvem. A mudança, no entanto, foi muito vantajosa para a maioria dos usuários, pois tornou possível a eles acessar suas senhas mesmo quando seus dispositivos tivessem sido roubados ou perdidos. 

Visando à confiabilidade e transparência de seus serviços, o 1Password realizou uma série de auditorias de segurança ao longo dos anos e as deixou disponíveis online para todos os seus usuários poderem ler.

Privacidade

De acordo com o 1Password, você não pode ter o nível de segurança descrito acima sem respeitar a privacidade do usuário, portanto os protocolos de segurança da empresa são projetados justamente para garantir também a proteção da sua privacidade. Um exemplo disso é dado pelo fato de o 1Password nunca conseguir acesso à sua senha mestre, o que impossibilita à companhia acessar por conta seus dados. A grande vantagem disso é que, assim, você não precisa ter confiança ilimitada no provedor. Do mesmo modo, como tanto sua chave secreta quanto sua senha mestre não são compartilhadas online, elas permanecem ambas completamente seguras.

O uso da criptografia garante que o que você armazenar no gerenciador não poderá ser acessado ou decodificado por ninguém no 1Password ou na grande rede mundial de computadores. Ao mesmo tempo, a política de privacidade da empresa é clara ao afirmar que quaisquer dados compartilhados com terceiros serão criptografados, e os códigos mantidos exclusivamente pelo 1Password.

Ferramentas adicionais que protegem sua privacidade incluem o recurso Watchtower, o qual alerta o usuário da existência de sites comprometidos ou senhas vulneráveis para que você possa lidar com o problema de forma rápida e minimizar os riscos. Os vaults autônomos do 1Password também garantem que seus dados serão apenas seus e que a companhia não terá conhecimento nem mesmo de quantos itens você tem armazenado, muito menos de qualquer outra informação sobre a natureza do conteúdo.

De maneira geral, a privacidade do 1Password é tão boa quanto a de qualquer um dos seus rivais, sendo projetada para garantir que seus dados estejam sempre em suas mãos e nas de mais ninguém.

Recursos

Rico em recursos de segurança, o 1Password ganha destaque frente a seus competidores por apresentar ferramentas mais que elementares, como a de autobloqueio e gerenciamento da área de transferência, que aumenta a sua proteção e privacidade, e a de validação de assinatura de código, a qual garante que você apenas insira dados confidenciais após o gerenciador verificar que seu navegador não está comprometido,mas sim funcionando de maneira eficaz. 

Recursos-1Password

O Watchtower é provavelmente um dos melhores recursos do 1Password, alertando você de uma gama de vulnerabilidades, desde sites hackeados até a existência de autenticação de dois fatores em sites nos quais você não ativou a função. O Watchtower também permite que você saiba se existem senhas que você usou repetidamente e, portanto, não são mais tão eficazes como costumavam ser.

O 1Password também torna o processo de sincronização dos seus dados de senhas através de seus dispositivos extremamente simples, o que é conveniente se você usa muitos aparelhos diferentes. Se você tiver um Apple Watch, por exemplo, você pode instalar o 1Password para que ele viaje com você aonde quer que você vá, mantendo os dados do seu cartão de crédito e dos sistemas de segurança da sua casa por perto e a salvo de olhares bisbilhoteiros. 

Além disso, o 1Password garante que seus dados de login permaneçam impermeáveis a tentativas de phishing ao preencher suas senhas somente nos sites em que elas foram originalmente salvas. Não sendo bastante, o gerenciador ainda exige que você dê seu consentimento antes que ele autopreencha formulários ou insira dados. Some a tudo isso o acesso biométrico disponível para iOS e Android, e você verá que o 1Password é muito mais que apenas um bom gerenciador de senhas, dando a você controle completo sobre seus dados com uma interface intuitiva e segurança absoluta

Preços

Embora muitos gerenciadores de senhas ofereçam versões gratuitas limitadas, o 1Password nunca tomou esse rumo. Em vez disso, a empresa optou por oferecer uma garantia de reembolso de 30 dias, dando a potenciais usuários a oportunidade de testar o serviço por um mês antes de se comprometer com uma assinatura.

Algumas coisas não valem a pena deixar ao acaso, e a sua segurança online é uma delas. Então o melhor a se fazer é não ser mão de vaca com seu gerenciador de senhas e se poupar da preocupação de perder dados confidenciais ao investir num produto confiável como o 1Password.

Suporte

A seção de suporte online do 1Password dá a você a opção de procurar por um tópico em particular, seguir um tutorial sobre um aplicativo específico ou ler os artigos populares da plataforma. Você também pode ir à página deles no YouTube, na qual poderá encontrar uma seleção de vídeos com dicas úteis sobre como começar a usar o serviço.

Se você não puder resolver seus problemas usando o suporte online disponível, você pode entrar em contato com a equipe do 1Password por meio de uma variedade de plataformas de redes sociais. Você pode também contatá-los no Twitter ou por e-mail, ou ainda usar a forma mais eficiente de comunicação - o fórum online, mas para tal você precisa fazer um cadastro antes.

Embora o 1Password não possua uma opção de chat ao vivo em seu site, poucos de seus concorrentes apresentam esse recurso e, em comparação com o Dashlane, por exemplo, o suporte online oferecido é abrangente e fácil de navegar, sem mencionar o fato de as opções de contato também serem facilmente localizadas e utilizadas.