O que é VPN e como cuidar da sua privacidade online

Muito se fala sobre proteger seus dados na internet e sobre o uso de servidores VPN por aí. Apesar de parecer um assunto complicado e muito técnico, na verdade é algo simples que vamos te explicar de forma fácil neste artigo.

Veja nossa lista de VPNs confiáveis já analisados e avaliados por nós.

Neste artigo, você vai aprender:

O-que é VPN?
  • O que é VPN

  • Como usar VPN

  • Dica de VPN simples e seguro

  • Como funciona a minha conexão com a internet?

  • Como funciona uma VPN?

  • Quando eu preciso de uma VPN?

Atualmente nós fazemos absolutamente tudo pela internet, de assistir séries até pagar contas, então é muito importante cuidar da nossa privacidade e pensar em quem estará acessando nossos dados.

Quer aprender tudo sobre o que é VPN e como usar uma rede a seu favor? Vem com a gente!

O que é VPN?

Um servidor VPN (Rede Privada Virtual) é um serviço que te permite utilizar a web de forma completamente segura, te protegendo de qualquer pessoa ou serviço que tente acessar seus dados ilegalmente.

Um serviço de VPN é basicamente um aplicativo que você pode usar no seu iOS, Android ou no seu computador comum. Você faz sua assinatura, baixa o aplicativo, faz o login e aperta um botãozinho para se conectar a uma rede VPN.

Pronto, você já está usando uma rede VPN e está protegido. É simples assim!

Para usuários avançados, alguns VPNs são um pouco mais complexos, com opções que você pode configurar manualmente, escolhendo o país que você gostaria de utilizar o endereço e outros detalhes mais técnicos. No entanto, nós sugerimos que você comece utilizando uma VPN simples que já vai te proteger sem precisar se preocupar com esses detalhes.

Nossa dica: VPN simples e seguro

Dentre as centenas de opções de serviços VPN que estão disponíveis na internet, nós selecionamos alguns que são absolutamente simples de assinar, baixar e utilizar. Eles não pedem nenhum conhecimento técnico e podem ser utilizados por qualquer pessoa que seja leiga no assunto. Caso suas necessidades mudem com o tempo, você pode começar a utilizar um serviço de VPN mais avançado, que te deixe configurar outros detalhes dessa rede.

Essas são as VPNs mais simples e seguras que você pode utilizar:

Divulgação de Anunciantes O vpnConfiável recebe uma pequena quantia de alguns dos servidores VPN que indicamos no site. Esses servidores são nossos e mantém o site funcionando a longo prazo, mas em nenhum momento interferem em nosso plano editorial ou em nossas avaliações. Quando você clica em um link e acaba assinando um serviço indicado pelo vpnConfiável, nós podemos receber uma compensação graças a indicação de um novo assinante. Isso não interfere na veracidade ou qualidade de nossas informações. Para saber mais, veja Sobre Nós
 

Como funciona a minha conexão com a internet?

Você se conecta a internet através de uma conexão wifi ou pelo provedor de serviços como a Claro, Oi, Tim etc. Já online, você pode carregar uma página ou um serviço, como o Google ou o Spotify.

Para que essas páginas ou serviços estejam disponíveis, eles precisam estar hospedados em algum servidor – que pode estar absolutamente qualquer lugar do mundo, seja no Brasil na China ou nos Estados Unidos.

Esse servidor permite que várias pessoas consigam visualizar essa mesma página ao mesmo tempo, mesmo quando elas estão em lugares completamente opostos do mundo.

Alguns servidores hospedam essas páginas online, e outros só encaminham esse tráfego. Para que você veja uma página do Reino Unido, por exemplo, você não vai se conectar diretamente do Brasil até o Reino Unido, porque sairia muito caro e limitaria o acesso a apenas esse site ou servidor.

Para driblar esse problema, a internet foi construída como uma grande teia, tipo uma teia de aranha. Um punhado de computadores são utilizados como servidores, espalhados em vários lugares do mundo. Eles são responsáveis por armazenar sites e facilitar o acesso para quem estiver mais próximo dali. Esses computadores estão todos conectados entre si e se conversam o tempo inteiro.

Então, quando você acessa um site do Reino Unido, na verdade está acessando o seu servidor mais próximo da sua localização. Ele armazena os dados daquele site lá do Reino Unido para facilitar o seu acesso e permitir que você veja aquele site. Então cada um desses servidores consegue verificar exatamente o que está sendo enviado ou solicitado, lendo perfeitamente quem você é e o que está visualizando no site.

De forma bem simplificada, é assim que a sua conexão com a internet funciona:

De forma bem simplificada, é assim que a sua conexão com a internet funciona:

A sua informação vai, basicamente, pingando de servidor para servidor, sendo armazenada durante toda sua vida online. Toda vez que você se conecta, utiliza o mesmo endereço de conexão, então tudo que você faz no seu celular, tablet ou computador está sendo armazenado dentro do seu endereço único, o endereço único do seu dispositivo.

Enquanto todas essas informações pessoais estão sendo espalhadas por aí, existem milhões de pessoas espionando e gravando os passos de cada um de nós. Só de pensar em alguém olhando absolutamente tudo que você faz, já dá um desconforto, né?

A partir de hoje, no entanto, você pode começar a usar uma rede VPN – que te protege exatamente dessas pessoas que estão de olho nos seus dados.

Como funciona uma VPN?

O VPN funciona como um ponto de contato entre a sua rede de internet e o que você está tentando acessar, criando uma ponte que esconde o seu endereço online e utiliza um outro endereço para acessar qualquer coisa online. Quando o destinatário "lê" quem está acessando a internet, ele não lê o seu endereço, mas o endereço intermediário que o VPN fornece.

Só para exemplificar melhor, um servidor VPN funciona mais ou menos assim:

Só para exemplificar melhor, um servidor VPN funciona mais ou menos assim:

O VPN vai criar essa proteção da sua conexão, enviando seus dados de forma criptografada para o servidor VPN. Logo em seguida, quem se conecta com o site ou serviço é o servidor VPN, escondendo completamente quem é a pessoa que está por trás dele – no caso, você.

Essa criptografia garante que as informações serão mantidas em segurança. Seus dados são traduzidos ou codificados em um código que é basicamente ilegível, deixando quase impossível para que hackers mal intencionados invadam e leiam suas informações. Esse método é usado não só por pessoas como eu e você, mas por militares, pelos bancos e até por espiões e hackers mal intencionados que também protegem sua própria identidade.

Além da criptografia, o servidor VPN também lida com problemas de rastreamento e gravação de dados de diferentes formas:

  • Do ponto de vista da web, o servidor VPN é responsável pelo tráfego, não você;

  • É muito difícil identificar você ou seu computador como a origem do tráfego, nem o que você está fazendo – como quais sites está visitando, quais dados você está transferindo, e assim por diante

  • Já que sua conexão é criptografada, mesmo que alguém dê uma olhada no que está sendo transmitido, tudo o que eles veem é uma nuvem de informações que não faz sentido.

Quando eu preciso de uma VPN?

Ao se conectar em redes abertas de WIFI

Hoje em dia você pode acessar a internet em shoppings, hotéis, bibliotecas, ônibus, aeroportos e muitos outros lugares públicos. Normalmente essas redes são gratuitas e até completamente abertas, sem senha para facilitar o seu uso – e acabamos deixando a segurança de lado por conta da conveniência.

Nesses casos, você depende completamente da segurança que o local que oferece a rede acaba oferecendo – se é que o estabelecimento possui algum cuidado em relação a isso. Caso não haja cuidado, um hacker mal intencionado pode interceptar as informações entre o usuário e o servidor, sendo capaz de ler tudo que você faz em uma rede aberta. Para prevenir esse tipo de invasão, o uso de um VPN é essencial.

Para driblar a censura governamental

Em países como a China, muitas pessoas usam VPN para evitar a censura imposta em sites como Facebook, Twitter e Google. Isto acontece quando o seu servidor VPN está fora do país que censura. Quando você se conecta a um servidor VPN, por exemplo, no Canadá, você tem acesso total à Internet onde esse servidor reside.

Quaisquer dados transmitidos entre você e o servidor VPN são criptografados e não podem ser bloqueados. Em 2016 o Brasil também teve uma batalha semelhante de censura quando um juiz tentou bloquear o WhatsApp, lembra?

Para acessar conteúdos de outras regiões

Outro uso muito comum de um servidor VPN é quando uma pessoa quer modificar sua localização para acessar um conteúdo que não está disponível no país que ela se encontra. Isso funciona para sites como o Youtube e até mesmo para ver o catálogo da Netflix que está disponível em países diferentes. Uma coisa interessante é que usar um servidor VPN também te permite acessar conteúdos que não estão disponíveis no Brasil, como o Hulu e quaisquer outras opções de IPTV. Em situações específicas, também é possível assistir eventos esportivos sazonais como a Copa do Mundo, as Olimpíadas ou até a UFC.

Alguns VPNs possuem a possibilidade de você escolher o país que deseja que sua conexão seja redirecionada antes de chegar ao site final. Um exemplo é o CyberGhost VPN, que possui mais de 3000 servidores espalhados em 61 países.

 
Melhor VPN para Iniciantes

CyberGhost VPN

Nossa pontuação 9.5

45 dias sem riscos

Ótimo para

Netflix, Amazon Prime Video, Hulu, BBC iPlayer, Sky, HBO, Torrenting, Kodi, Tor, YouTube

Disponível em
Android
Apple iOS
Windows
Apple OSX
Google Chrome
Mozilla Firefox
Linux
Prós
Contras

Prós

  • Até 7 conexões simultâneas (Novo!
  • Servidores: 3000 | Países: 61
  • Política de zero registros
  • Suporte ao cliente 24/7
  • Transferência ilimitada de dados

Contras

  • Aplicações não em Português
  • Velocidade Média do Servidor

Para evitar o uso e venda dos seus dados

Você acessa muitos sites e compra em lojas online, mas sempre fica com aquela pulga atrás da orelha com medo de pegar algum vírus ou de alguém pegar seus dados de cartão de crédito?

Nos EUA as leis foram alteradas e agora permitem que os provedores de internet vendam informações sobre o histórico de navegação dos seus clientes sem a permissão expressa deles. Por sorte, o uso do VPN oculta a sua atividade online também do seu provedor de internet, então tudo  que eles podem ver é que você está conectado ao servidor VPN.

Entenda tudo sobre privacidade online e a segurança das suas informações.

Esperamos que você tenha entendido como usar VPN, como ele é importante para manter a sua privacidade online e proteger seus dados de hackers mal intencionados e sites maliciosos. Há diversas outras informações importantes sobre como usar uma VPN que você pode aprender aqui no vpnConfiável.

Acompanhe nosso blog por aqui e nos acompanhe no Telegram!