O que é um servidor VPN: Tudo que você precisa saber

Se você não tem ideia do que é um VPN e quer saber o que um servidor VPN pode fazer por você, saiba que veio ao lugar certo! Neste artigo nós vamos explicar o que é um servidor VPN, como funciona, e falar sobre sua importância, tudo isso de forma fácil e útil para quem não sabe nada sobre o assunto. Vamos lá!

Afinal de contas, o que é um servidor VPN? É de comer?

Um VPN (rede privada virtual) é um serviço que permite acessar a web com segurança e privacidade, sem se preocupar com hackers, espiões ou vírus. Tudo isso é feito encaminhando sua conexão por meio do que é chamado "serviço VPN".

Quando dizemos "serviço", queremos dizer um produto de software. Ou, como chamamos hoje, um aplicativo encontrado no seu iOS, Android ou computador. Você se inscreve online, faz o download de um aplicativo, instala e basicamente pressiona o botão "on". Nenhum conhecimento complexo de codificação ou hacker é necessário.

Nossa escolha: Melhor VPN para usuários iniciantes

Se você estiver nesta página, provavelmente será novo no mundo das VPNs. No começo, pode ser um assunto confuso e há muitas opções no mercado hoje. Sugerimos que você experimente um dos serviços VPN bem arredondados e acessíveis. À medida que você se torna mais experiente, pode começar a usar um serviço mais avançado.

CyberGhost-TopPics.png

# 1 CyberGhost VPN - Ganhe 6 MESES EXTRA GRATUITOS

Transferência de dados ilimitada de alta velocidade

Obtenha 18 meses pelo preço de 12! no plano de 1 ano!

Garantia de devolução de seu dinheiro de 30 dias

NordVPN-TopPics.png

#2 Nord VPN - Alto Desempenho por um Preço Baixo

Uma das melhores VPNs no mercado hoje.

Faz tudo: Geo-Desbloqueio, Torrents e Tor

Garantia de devolução de seu dinheiro de 30 dias

Entenda como a internet funciona e como seus dados podem estar expostos

Uma das melhores maneiras de entender a internet é visualizá-la. Aqui está uma ilustração super simples de como as coisas funcionam quando você se conecta à web:

vpnConfiavel  - O Que e uma VPN- A.png

Você se conecta à internet normalmente através de uma conexão wifi ou através do seu provedor de serviços móveis (Claro, Oi, Tim, etc). Essa é a maneira padrão de como vemos a internet e até pouco tempo ficávamos muito felizes e tranquilos com essa situação.

No entanto, para que uma página web seja carregada, ela precisa estar hospedada em um servidor em algum lugar do mundo. E esse servidor permite que várias pessoas visualizem uma página web simultaneamente. O fato de que essas pessoas poderiam estar do outro lado do mundo é quase invisível para você, o espectador.

Alguns servidores hospedam páginas web, outros encaminham o tráfego. Para você ver uma página web do Reino Unido, por exemplo, seus dados não fazem um "voo direto" para o Reino Unido. Isso seria extremamente caro e limitante, pois só lhe daria acesso a esse site ou servidor.

Então a internet foi construída como uma “web”. Um monte de computadores (servidores) que são responsáveis por armazenar sites e também servi-los para quem quiser acessá-los. Esses servidores estão conectados a uma rede e conversam entre si o tempo todo, como uma grande mesa de jantar em família.

Com esta lógica, podemos ter certeza de que haverá um bocado de servidores participando da transferência de dados e, finalmente, permitirá que você veja o site. Dito isso, há uma preocupação que precisa ser entendida: cada servidor poderá verificar o que está sendo enviado ou solicitado. O que significa que os servidores sabem exatamente quem você é e o que você está visualizando online.

Essas informações são captadas durante sua vida online através do endereço do seu celular, tablet ou notebook. O problema é que o mundo digital está cheio de pessoas espionando, bisbilhotando e gravando você. Se você der um passo para trás e pensar no quanto sua vida é exposta através da internet de forma completamente insegura você pode sentir uma forte sensação de invasão de privacidade e desconforto.

Isso é totalmente normal e você não está sozinho. Você não pode mudar o passado, mas existem algumas ferramentas simples que você pode usar para se proteger no presente e no futuro.

Como as coisas são quando você está protegido por um servidor VPN:

vpnConfiavel  - O Que e uma VPN- B.png

Usando o aplicativo de software que você instalou, sua conexão vai para o servidor VPN primeiro por meio de uma conexão criptografada super segura. Depois, é o servidor VPN que se conecta à web em seu nome.

A criptografia permite que as informações sejam mantidas ocultas ou secretas. Suas informações (dados) são traduzidas (ou codificadas) em um código secreto que é praticamente ilegível, dificultando completamente a invasão de hackers. Esse mesmo método é usado pelos militares, bancos e até pelo James Bond quando querem seus dados a salvo de olhares inesperados.

O servidor VPN, junto com a criptografia, lida com esses assustadores problemas de rastreamento e gravação de várias formas:

• Do ponto de vista da web, o servidor VPN é responsável pelo tráfego, não você;

• Ninguém pode (facilmente) identificar você ou seu computador como a origem  do tráfego, nem o que você está fazendo (quais sites você está visitando, quais dados você está transferindo, e assim por diante);

• Como sua conexão é criptografada, mesmo que alguém dê uma olhada no que está sendo transmitido, tudo o que eles veem é uma nuvem de informação que não faz sentido.

  • Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a esclarecer as dúvidas sobre um servidor VPN. Sinta-se à vontade para comentar abaixo e faremos nosso melhor para responder. Proteja-se, é um mundo louco lá fora!

  • Larissa S.

Confira o próximo artigo da série, "Como usar VPN para garantir sua privacidade online"

Comparação VPN 2018.png

Se isso é tudo que você precisa saber, veja este link para acessar nossa seleção das melhores VPNs para o Brasil: