Este artigo é para tirar todas as dúvidas sobre como uma VPN pode ser usada para desbloquear vídeos do Youtube que estejam indisponíveis, seja por bloqueio feito pela empresa ou escola, por causa de censura ou pela geolocalização e restrição por direitos autorais.
Nossa escolha: Melhor VPN para desbloquear o YouTube:
Assistir vídeos no YouTube está entre as diversões preferidas dos brasileiros, e a plataforma de de conteúdo também se tornou um canal importante de informação e capacitação. Várias pessoas e organizações disponibilizam treinamentos, aulas e até webinários; porém, por alguns motivos específicos, certos vídeos podem ficar inacessíveis. Por exemplo:
O administrador de redes do trabalho (ou da escola) bloqueou o acesso ao YouTube;
Você quer assistir um conteúdo sobre determinado tópico, mas o dono do material
censurou para o país no qual você está;
Um amigo de outro país envia um link de um vídeo engraçado, mas você não pode abrir porque o conteúdo não está disponível no Brasil.
Vamos falar mais sobre esses pontos que levam ao à restrições de conteúdo:
YouTube videos bloqueados pela empresa: Algumas empresas e instituições educacionais bloqueiam sites que consideram de entretenimento, mas desbloquear o YouTube, por exemplo, é uma tarefa um tanto quanto fácil. Além do site de vídeos, algumas redes sociais sofrem o impacto, como facebook, twitter e sites de notícias. Alguns administradores de rede bloqueiam até o acesso à servidores de email pessoal.
Ou seja, existe um ótimo motivo para aprender como acessar YouTube bloqueado no trabalho através de uma VPN, que vai trazer vários outros benefícios, como poder manter a discrição ao navegar conteúdos para adultos, por exemplo. Ainda bem que é simples de lidar com o youtube bloqueado, graças a uma VPN! E se desejar saber mais sobre o que é uma VPN, nesse link tem um post detalhado sobre o assunto.
Censura: O caso mais comum é o de países como a China, onde o site é bloqueado. Na China é impossível assistir vídeos sem liberar o site ao usar algum vpn para youtube, porque o site é totalmente restrito.
Além desses casos de censura, que a localização de onde o site está sendo acessado é o problema, há situações em que o governo determina se o vídeo poderá ser disponibilizado no país. Outro caso comum é o de empresas de mídia que limitam para onde o conteúdo será distribuído, como você verá no parágrafo seguinte
Geolocalização e restrições por direitos autorais: Os vídeos adicionados no YouTube não são propriedade do site, e sim propriedade intelectual do dono da conta (administrador do canal no YT). Sendo assim, ele pode escolher para quais localizações deseja disponibilizar o material.
O segredo para acessar youtube bloqueado
Existem diferentes maneiras de como desbloquear youtube no trabalho ou escola, além de liberar vídeos que estejam bloqueados por causa da geolocalização. Quer aprender como assistir youtube bloqueado?
Confira como você pode burlar o sistema de bloqueio de IPs e aproveitar os vídeos indisponíveis.
VPN (Virtual Private Network)
O nome pode assustar quem nunca ouviu falar da tecnologia, mas para quem tem conhecimento técnico esse é um velho conhecido. Ainda mais para quem é da área de segurança da tecnologia.
Ou seja, considere uma VPN como uma excelente opção de segurança e também para
desbloquear youtube (não o proxy) e ter acesso à vídeos não disponíveis, alterar a geolocalização e também proteger seus dados de acesso.
E o que é uma VPN? Vale recapitular que é uma ferramenta que cria um canal de conexão (rede) privada entre dois computadores. Mas não confunda com o proxy, pois não são a mesma coisa, e vamos falar posteriormente sobre ele.
Ao utilizar uma VPN é possível alterar o IP e navegar como se estivesse em uma rede com número de IP diferente, uma na qual o site não esteja bloqueado.
Note que uma VPN pode resolver os seguintes problemas:
Proteger dados e evitar roubo de informações;
Mudar o endereço de IP para a localização que desejar;;
Ultrapassar firewalls.
Antes de mais nada, existe alguma VPN Grátis?
Para alegria de todos: sim! Esta opção é oferecida por diversas empresas famosas por bons serviços de VPN, mas os planos gratuitos são geralmente limitados.
Por exemplo, a quantidade de países disponíveis para uso (troca de IP) é bem menor do que o plano pago de servidores VPN. Alguns até oferecem navegação ilimitada, mas a quantidade de países é baixa para acesso faz diferença.
Este é apenas um exemplo, a limitação acontece em outros pontos também. É importante ler os termos e condições de contratar uma VPN grátis, para entender o que é oferecido e o que você está dando em contrapartida. Muitas empresas que se intitulam VPN grátis já foram pegas pelas autoridades por estarem vendendo dados de seus cliente, ou seja, o barato sai caro. Você paga pelo uso e em troca entrega suas informações.
Nossa indicação é que seja feita a contratação de um plano pago, pois é um investimento muito útil para segurança, além de poder se divertir ao desbloquear conteúdos do YouTube e outros internacionais.
Outro bom motivo para contratar um plano de VPN é que são baratos e há opções por mês, por ano ou até de assinatura para três anos.
Melhor VPN para desbloquear Youtube (e vários outros sites)
Como nos preocupamos com a qualidade de serviços e segurança na internet, fizemos uma avaliação cuidadosa sobre qual seria o melhor vpn para youtube. Mas note que, caso a instalação seja em uma máquina no trabalho, é possível que o acesso seja restrito e não seja possível completá-la. Já em computadores pessoais ou celulares, a instalação é fácil.
Surfshark VPN
Há pouco mais de um ano, a Surfshark era uma completa novidade. Hoje, o serviço de VPN já conquistou a confiança dos consumidores. A empresa oferece todos os recursos de que qualquer provedor de VPN precisa para competir no mercado altamente concorrido da atualidade: uma interface fácil de navegar, recursos consistentes de desbloqueio e altas velocidades, tudo por um preço bastante competitivo. E o mais importante, as suas páginas iniciais agora também estão disponíveis em Português do Brasil.
Ótimo para
Netflix, IPTV, Amazon Prime Video, Disney+, Hulu, BBC iPlayer, Apple TV, Torrent, Kodi, Tor, YouTube







Prós
- Aceita Boleto
- Conexões ilimitadas
- Servidores: 1040 Países: 61+
- Política de zero registro
- Whitelister: Recurso de tunelamento dividido que permite que você escolha aplicativos ou sites específicos para funcionar fora da VPN
- CleanWeb: Bloqueia pop-ups e anúncios inoportunos
- Transferência ilimitada de dados
Contras
- Resposta do serviço de suporte foi demorada
- Difícil de encontrar o Chat de Ajuda 24/7
Quer saber ainda mais sobre como assistir vídeos de youtube bloqueados pela empresa (ou por outros motivos) e quais são so melhores VPNs? Veja nossa comparação completa de VPNs.
Outras maneiras de como desbloquear o youtube no pc
Há outras opções para quando você está naquela triste situação de “meu youtube não abre!!”.
Algumas são simples, outras envolvem a necessidade de ter conhecimento técnico, mas vale falar sobre tais alternativas para comparar com a simplicidade e qualidade das VPNs.
Confira as opções:
Proxy
O proxy é bastante conhecido, mas algumas pessoas não fazem ideia do que seja. De maneira simples, é um intermediador entre o internauta e o site; pois ele recebe a requisição e repassa para o site.
Como já dissemos, o Proxy é diferente de uma VPN pois não faz a criptografia dos dados, ele apenas cria uma canal entre o site e o usuário. Tal canal permite que a navegação seja anônima e que o IP seja escondido, mas não garante a segurança dos dados.
No caso do desbloqueio de YouTube, a partir do momento que o Proxy altera o IP (ou faz com que se torne indisponível) é possível acessar diversos conteúdos que estejam limitados por região.
Inclusive, em alguns casos, isto também serve para como desbloquear sites bloqueados pelo administrador, não só para como desbloquear youtube ou Netflix e redes sociais.
Alguns navegadores, como chrome e Mozilla, tem opções de plugins que podem fazer esse serviço de proxy.
Alterações em URL (será que funciona?)
Outra opção de como acessar youtube bloqueado, aliás, uma tentativa, é a de fazer uma alteração na URL.
Essa prática não é muito comum, e talvez não funcione, mas caso esteja desesperado e não tenha acesso à uma VPN, é uma possibilidade. Veja as opções e o que mudar na URL:
Modo se segurança
Esta mudança é simples de fazer, tente alterar o modo de segurança do acesso de http:// para https://.
Pode ser que isto ajude em casos de redes bloqueadas no trabalho ou escola, pois é comum que o administrador esqueça de adicionar as variáveis e somente a principal fique bloqueada.
Alteração de símbolos
Funciona em alguns casos para vídeos do YouTube e é uma alteração dos símbolos ?v= para /v/
Por exemplo:
Em uma URL assim https://www.youtube.com/watch?v=abcdefg a alteração seria para https://www.youtube.com/watch/v/abcdefg
Navegadores com desbloqueio de sites
Já houve algumas tentativas de criar navegadores que mitiguem problemas de fraude, de roubo de dados, e que facilitem a navegação em sites bloqueados. Porém somente um ficou famoso e resiste: Tor Browser, que é parte do Tor Project.
O Tor não criptografa as informações durante todo o processo de transferência, mas faz uma encriptação mais segura que outros navegadores. Porém, é uma opção complicada de ser usada e há maneiras mais simples para acessar conteúdos restritos.
Assim como Tor Browser, outros navegadores já vem com opções próprias para desbloqueio de conteúdo, seja por ter um proxy inato ou outros tipos de tecnologia (como a VPN).
Conclusão sobre liberar YouTube
Existem outras opções bastante técnicas para alterar IPs e acessar conteúdo bloqueado, mas entre as opções disponíveis para liberar o YouTube, o uso da tecnologia VPN continua sendo a mais confiável e prática.
É a única que realiza a criptografia de dados e que, por um preço acessível, garante acesso à diversos conteúdos.
Confira o que um servidor VPN tem para oferecer e escolha o que mais se encaixa com a sua necessidade.
Siga a gente no Telegram!
Ficou com alguma dúvida ou não entendeu algum termo técnico? Confira nossas páginas de Glossário e Perguntas Frequentes.