Avaliação do Proton VPN

Última atualização em Setembro de 2019

Divulgação de Anunciantes O vpnConfiável recebe uma pequena quantia de alguns dos servidores VPN que indicamos no site. Esses servidores são nossos e mantém o site funcionando a longo prazo, mas em nenhum momento interferem em nosso plano editorial ou em nossas avaliações. Quando você clica em um link e acaba assinando um serviço indicado pelo vpnConfiável, nós podemos receber uma compensação graças a indicação de um novo assinante. Isso não interfere na veracidade ou qualidade de nossas informações. Para saber mais, veja Sobre Nós
VPN Suíço
Nossa pontuação 9.1

30 dias sem riscos

Ótimo para

Netflix, Amazon Prime Video, Hulu, Sky, HBO, Torrenting, Kodi, Tor, YouTube

Disponível em
Android
Apple iOS
Windows
Apple OSX
Linux
Prós
Contras

Prós

  • De 2 a 5 conexões simultâneas
  • Servidores: 474+ | Países: 36+
  • Zero registro de atividades
  • Secure Core: direciona seu tráfego por meio de múltiplos servidores
  • Transferência ilimitada de dados

Contras

  • Página inicial não disponível em português (ainda)
  • Pequena rede de servidores em 36 países
  • Não consegue burlar a censura em países como a China
  • Não funciona com o BBC iPlayer
  • Download de torrents limitado a quatro locais de servidores
 

A ProtonVPN é a criação dos cientistas, engenheiros e desenvolvedores do CERN e MIT responsáveis pelo altamente bem-sucedido ProtonMail – o maior serviço de e-mail seguro do mundo. E a ProtonVPN se beneficia da parceria com o famoso serviço de e-mail ProtonMail. As duas companhias estão legalmente separadas por motivos de segurança, mas mesmo assim a ProtonVPN se baseia fortemente na tecnologia e segurança existentes no serviço de e-mail. 

Escritório em Genebra, Suíça

Escritório em Genebra, Suíça

O ProtonMail ainda é um dos nossos serviços totalmente criptografados de e-mail favoritos, e você ficará feliz em saber que a ProtonVPN também possui um direcionamento similar ao dele em segurança, privacidade e total anonimato. 

Leia mais sobre o Proton Mail aqui:

Preços

Política de Privacidade e Retenção de Dados:

A sede suíça da ProtonVPN dá ao serviço uma vantagem imediata no tocante à privacidade frente à maioria dos seus concorrentes. O país tem leis rígidas de privacidade, está fora da jurisdição dos EUA e da União Europeia, e não é um membro da rede de vigilância 14 eyes (14 olhos, em tradução literal).

A companhia afirma sua política de registro de modo muito claro em seu site: “A ProtonVPN é um serviço de VPN sem registro de atividades. Não rastreamos nem gravamos suas atividades na internet e, portanto, não nos é possível divulgar esses dados para terceiros”.

O registro de sessão é quase inexistente. A companhia armazena o horário da última tentativa bem-sucedida de login, mas é só isso. Além do mais, essa informação é substituída assim que você faz login novamente, então ela apenas reflete a sua última sessão.


Criptografia e Segurança

Buscando fornecer o mais alto nível de segurança possível, a ProtonVPN  tem suporte apenas para IKEv2 e OpenVPN, sendo o último o protocolo de criptografia mais seguro que existe. Ele usa apenas da criptografia mais forte para proteger sua conexão à internet. Isso significa que todo o seu tráfego de rede é criptografado com AES-256, a troca de chave é feita com RSA de 4096 bits, e HMAC com SHA384 é usado para autenticação de mensagens.

A arquitetura Secure Core da ProtonVPN dá à VPN deles uma habilidade única de defesa contra ataques baseados em rede. O Secure Core protege sua conexão ao redirecionar seu tráfego por meio de múltiplos servidores antes de deixar nossa rede. Isso significa que mesmo um adversário experiente que possa monitorar o tráfego de rede no servidor de saída não será capaz de descobrir o verdadeiro endereço IP dos usuários da ProtonVPN, tampoco combinar atividade de navegação com esse IP. Os servidores do Secure Core estão localizados em centros de dados seguros na Suíça, Islândia e Suécia, protegidos por rígidas leis de privacidade e operados por nossas próprias redes dedicadas.

 
 

Streaming e Torrent:

A ProtonVPN é uma boa VPN se você quiser desbloquear a Netflix e o Hulu de forma rápida e sem complicações.

No site da ProtonVPN você pode encontrar um ótimo artigo explicando aos usuários quais servidores VPN estão funcionando atualmente com a Netflix e o Hulu – no momento o acesso ao serviço está limitado aos planos de assinatura Plus e Visionary. 

Se você está usando um plano gratuito ou Basic da ProtonVPN, você precisará atualizar seu plano para assistir à Netflix e ao Hulu. 

Infelizmente, muitos outros serviços populares de streaming não são oficialmente compatíveis com a ProtonVPN, incluindo o Amazon Prime Video e o BBC iPlayer - muito embora tenha sido possível assistir a este último usando o servidor VPN UK #12 na última vez que testamos.

As velocidades consistentemente altas de upload e download tornam a ProtonVPN uma boa escolha para torrents, mas a atividade P2P é limitada a apenas quatro locais de servidor VPN: Suíça, Holanda, Suécia e Singapura. 

ProtonVPN-Secure-Core-Iceland

Servidores próprios para P2P estão marcados com um ícone mostrando duas setas. É uma estrutura ruim que pode deixar os usuários das Américas ou da África sofrendo com velocidades claramente mais lentas. 

Se você optar pelo plano Basic da ProtonVPN – em vez dos planos Plus ou Visionary – o download de torrents vai ser ainda mais restrito. No plano gratuito, não há suporte para nenhuma forma de P2P.

Atendimento ao Cliente:

A equipe de suporte da ProtonVPN é bastante limitada e apenas vai cobrir as solicitações mais básicas. A ProtonVPN não possui suporte por meio de chat ao vivo.

Há ainda guias de configuração detalhados para dispositivos que precisam ser configurados de forma manual e alguns conselhos sobre resoluções de problemas também.  

Se suas questões não estiverem contempladas nas páginas de suporte, você terá de enviar um e-mail ao atendimento deles, já que não existe nenhuma opção de chat ao vivo. Notamos que as respostas não são, nem de longe, ágeis o suficiente, então a ProtonVPN terá de melhorar sua estratégia se quiser competir com as VPNs top de linha ultra dedicadas ao usuário.