NordVPN lança NordLynx, sua versão proprietária do WireGuard

Com-velocidades-incríveis,-a-NordVPN-inova-ao-lancar-o-protocolo-NordLynx

Anunciado no final de abril, o NordLynx já começou a ser lançado nos aplicativos da NordVPN para os principais sistemas operacionais, como Windows, Android, macOS e iOS. O upgrade é uma versão proprietária do famoso protocolo WireGuard, a qual promete não apenas altos níveis de segurança, mas também velocidades de conexão inéditas.

A tecnologia já havia sido disponibilizada pela empresa, em 2019, para os usuários do Linux. E agora, numa empreitada ambiciosa, é também expandida para as demais plataformas, tornando a NordVPN a primeira provedora de VPN do mundo a implementar o WireGuard em tamanha escala.

Neste artigo, apresentamos todos os detalhes sobre esse novo projeto, o qual promete revolucionar a experiência dos usuários de aplicativos VPN.

O que é o NordLynx?

Em linhas gerais, o NordLynx é uma versão adaptada do protocolo de tunelamento WireGuard - esse último, uma grande promessa da indústria em matéria de arquitetura digital desde sua emergência em meados de 2016. 

Dotado de uma criptografia de ponta embasada em pesquisa acadêmica e de velocidades de conexão impressionantes, o WireGuard deu novo gás ao mercado de protocolos de VPN, deixando em segundo plano concorrentes notáveis, como OpenVPN e IPSec. 

Mas o projeto estava longe de ser perfeito. Ainda sob intenso desenvolvimento, o protocolo preocupava muitos críticos e analistas por causa de suas falhas no tocante à proteção da privacidade dos seus usuários.

Foi diante desse quadro, então, que a NordVPN viu uma oportunidade e decidiu abraçar o desafio e criar a sua própria versão do WireGuard, unindo todas as qualidades do revolucionário protocolo à expertise da empresa em termos de segurança. O resultado foi uma alternativa tão rápida e moderna quanto o WireGuard, mas incrivelmente mais segura e confiável: o NordLynx.

Divulgação de Anunciantes O vpnConfiável recebe uma pequena quantia de alguns dos servidores VPN que indicamos no site. Esses servidores são nossos e mantém o site funcionando a longo prazo, mas em nenhum momento interferem em nosso plano editorial ou em nossas avaliações. Quando você clica em um link e acaba assinando um serviço indicado pelo vpnConfiável, nós podemos receber uma compensação graças a indicação de um novo assinante. Isso não interfere na veracidade ou qualidade de nossas informações. Para saber mais, veja Sobre Nós

Como o NordLynx se compara ao WireGuard?

Inspirando-se no WireGuard, a NordVPN incluiu no NordLynx muitas das características marcantes desse protocolo, como sua notável velocidade de acesso e a concisão de seu código-fonte.

A rapidez do programa, inclusive, é uma das maiores propagandas empreendidas pela companhia, que submeteu seu novo engenho a mais de 250 mil testes de velocidade, cobrindo todas as principais situações de uso de VPN e constatando, com orgulho, que o NordLynx se desempenhava melhor do que todos os demais protocolos em exame. 

Essa é, sem dúvida, uma surpresa muito agradável aos gamers e entusiastas da Netflix, os quais terão agora acesso a experiências mais avançadas de VPN para jogos e transmissão de filmes e séries online. (Saiba mais sobre VPN para Netflix). 

NordLynx---velocidade

Quanto ao código, a NordVPN buscou conservar a elegância do WireGuard, que, para quem não sabe, traz em sua formulação apenas 4 mil linhas de codificação, sendo cerca de 100 vezes mais enxuto que qualquer outro protocolo da categoria.  

Essa simplicidade em sua programação, segundo a NordVPN, é interessante porque facilita a depuração, auditoria e localização de problemas no protocolo, além de dificultar o seu comprometimento.

O maior ponto de divergência entre o NordLynx e o WireGuard se dá num aspecto essencial: a segurança. O motivo disso é que, como dito anteriormente, o WireGuard tem mecanismos muito fracos de proteção de privacidade, o que facilita o comprometimento do anonimato de seus usuários.   

Foi para combater essa fragilidade que a equipe de especialistas da NordVPN desenvolveu um sistema de segurança próprio, o Network Address Translation (NAT) duplo, capaz de suprimir essa deficiência e fornecer um serviço de VPN melhor e mais seguro aos usuários.

O que é o NAT?

De maneira simplificada, o NAT duplo é um sistema de segurança que desenvolve duas interfaces de rede local para cada usuário - uma com um endereço IP comum designado para todos os indivíduos conectados ao servidor; e outra com um IP exclusivo dirigido para cada túnel em particular.

Essa duplicidade permite que os pacotes de internet sejam direcionados para cada usuário, sem se misturarem, ao mesmo tempo que estabelece uma conexão VPN segura e livre de armazenamento de dados identificáveis no servidor - o oposto do ocorrido no WireGuard.

Assim, ao contrário do que se passava com o sistema originário do WireGuard, a privacidade dos usuários do NordLynx não ficar sujeita a comprometimentos, garantindo a proteção do anonimato durante toda a sessão.

Como usar o NordLynx?

No final de abril, o NordLynx começou a se implantado nas últimas versões do aplicativo da NordVPN para as principais plataformas, incluindo Windows, Android, iOS e macOS.

Para ter acesso ao novo protocolo, basta que você tenha a atualização mais recente do cliente da NordVPN em seu dispositivo e selecione o NordLynx manualmente no menu de configurações, caso a opção já esteja disponível para o seu aparelho.

Se você ainda não for um assinante dos serviços da NordVPN, esta é uma ótima oportunidade para testar esse servidor VPN, que é considerado um dos melhores do mercado. Lembrando que todos os planos da empresa oferecem reembolso total pelo período de 30 dias. (Veja uma análise completa da NordVPN).

E aí, está esperando o quê?

Siga a gente no Telegram!

 
Melhor Valor

NordVPN

Avaliação 9.6

30 dias sem riscos

Ótimo para

Netflix, IPTV, Amazon Prime Video, Disney+, Hulu, BBC iPlayer, Apple TV, Torrent, Kodi, Tor, YouTube

Disponível em
Android
Apple iOS
Windows
Apple OSX
Google Chrome
Mozilla Firefox
Linux
Roteador
Prós
Contras

Prós

  • Aceita Boleto
  • NordLynx Wireguard
  • Até 6 conexões simultâneas
  • Servidores: 5557+ | Países: 60+
  • Política de registro zero
  • Criptografia dupla
  • Transferência ilimitada de dados

Contras

  • Aplicativos NÃO estão disponíveis em Português, apenas em inglês
  • O suporte por email pode ser lento