Guia Completo para Serviços de Streaming de Vídeos em 2024!

Está de home office ou praticando distanciamento social? Leia nosso guia com as melhores fontes de streaming de filmes e séries para curtir nas horas vagas!

Você vivenciou a época em que era necessário ir ao cinema ou esperar o filme chegar até uma locadora para poder assistir? Dias e meses se passavam até, finalmente, ser possível aproveitar um lançamento. E quando todos começaram a baixar os arquivos dos filmes diretamente no computador? O download demorava horas, a velocidade da internet ficava comprometida e havia um grande risco do arquivo trazer vírus para seu computador. Além do mais, os dispositivos não tinham grande capacidade de armazenamento, sendo necessário o uso de CDs ou pen-drives.

Atualmente, essas situações são impensáveis, pois surgiram diversos serviços de streaming que trazem o acesso quase automático a filmes, séries, músicas e livros, sejam eles lançamentos ou clássicos já existentes. 

homem assistindo filme no iPad via streaming

O que é o streaming?

O streaming é uma tecnologia que permite a distribuição de dados em tempo real para computadores, celulares, tablets e smart TVs, sem a necessidade de baixar arquivos. Os serviços de streaming possibilitam o acesso a vídeos e músicas na hora desejada, sem comprometer a velocidade da internet, ocupar espaço no dispositivo, nem violar os direitos autorais das obras.

O crescimento do streaming 

A tecnologia de streaming já existe há muito tempo, porém ela só se popularizou com o desenvolvimento da internet e o surgimento da banda larga no Brasil, no início dos anos 2000. A internet mais rápida possibilitou um tempo de carregamento menor aliado à melhor qualidade de imagem. Desde então, a Netflix surgiu como pioneira do ramo de vídeos no país e conquistou o coração dos brasileiros, sendo seguida por muitas outras empresas. 

Além do avanço tecnológico, o preço ajudou a popularidade do streaming a crescer. Enquanto a média de um ingresso de cinema custava 31 reais em 2019, a assinatura de um serviço de streaming para assistir a filmes ilimitados pode ser tão barata quanto 9,90 reais mensais em 2020.

Qual plataforma escolher?

Se você estuda ou trabalha em casa e fica a maior parte do tempo no lar, provavelmente gostaria de opções de entretenimento para as horas vagas. É possível que você já pague TV por assinatura, mas não veja grande retorno do investimento, afinal de contas, são tantos canais aleatórios que a maior parte das pessoas só se identifica com uma pequena porção deles. Também é possível que você já faça parte de algum serviço de streaming de vídeos e queira ampliar seu repertório de opções, ou que ainda esteja considerando começar uma assinatura. Seja qual for o caso, este guia é para ajudar você a entender qual serviço atende melhor às suas necessidades. 

E se o serviço de streaming escolhido não estiver disponível no Brasil? 

Homem assiste a streaming com ajuda de extensão VPN

Algumas plataformas muito famosas no exterior, como a Disney Plus e Hulu, ainda não chegaram ao Brasil, porém é possível instalar um aplicativo VPN para ganhar acesso a elas. 

Um servidor VPN (Virtual Private Network) nada mais é do que uma rede virtual privada que permite mascarar seus dados de navegação na internet. O aplicativo engana o site visitado e altera o endereço IP do usuário para o país de escolha, mostrando assim a localização escolhida, em vez da real. Dessa forma, é possível ter acesso a qualquer conteúdo de streaming de outros países. Outra vantagem da VPN é a garantia de segurança digital visto que ninguém conseguirá acessar informações pessoais do dispositivo utilizado.

Veja nossa seleção dos melhores sites de streaming e quais os pontos fortes de cada um!

As Melhores Plataformas de Streaming em 2020

plataforma de streaming Netflix


Netflix

Ela é a pioneira e queridinha no Brasil, ultrapassando a marca de 10 milhões de assinantes no país! A Netflix possui produtora de conteúdo própria, responsável por produções originais e aclamadas, como “Casa de Papel” e “Stranger Things”.

  • Prós: A plataforma é fácil de usar e tem preços acessíveis, o que já constitui uma grande vantagem para os usuários. Outros pontos positivos são a facilidade de usar em qualquer dispositivo com acesso à internet, entre eles computadores, tablets, celulares, smart TVs e videogames, e a possibilidade de download dos vídeos para assistir offline. Além disso, a Netflix não exibe anúncios, o que garante uma ótima experiência para o usuário.

  • Contras: Não existe alta rotatividade de lançamentos, e as novidades que surgem, em sua maioria, se limitam às produções originais da Netflix. Além disso, o catálogo do site não é global, ou seja, os filmes disponíveis variam de país para país. Isso traz a necessidade de usar uma VPN para Netflix para acessar obras disponíveis apenas em outras localidades.

Amazon Prime Video

O Amazon Prime Video é o serviço de streaming da gigante Amazon. Ele abriga séries aclamadas como “The Office”, “House” e “Two and a Half Men”, além de inúmeros filmes clássicos e novidades que podem ser assistidos em diferentes telas.

  • Prós: Se o usuário já possui assinatura do Amazon Prime, o streaming de vídeos vem de graça. De qualquer forma, o custo mensal de assinar apenas o streaming é um dos melhores do mercado brasileiro e garante acesso a até 3 dispositivos ao mesmo tempo. 

Outra vantagem é que títulos recentes chegam mais rápido à plataforma e o catálogo está sempre sendo abastecido com novidades. Por fim, assim como na Netflix, é possível fazer download das obras para serem assistidas quando não houver internet disponível.

  • Contras: O catálogo ainda é um pouco mais enxuto quando comparado à concorrência, e muitas das produções ainda não possuem legendas ou títulos em português. Assim como em qualquer serviço de streaming, seria importante usar uma extensão VPN para Amazon Prime para garantir a segurança digital da família.

Disney Plus

Site de streaming Disney Plus

Imagina ter acesso a todo o catálogo de filmes da Disney, incluindo clássicos antigos que são super difíceis de achar online? Pais com crianças agradecem! 

  • Prós: Ter acesso a todos os filmes da Disney. Além dos desenhos animados, o Disney Plus também oferece filmes e séries adorados por adultos, como a saga Marvel, Simpsons e toda a franquia Star Wars, incluindo a tão aguardada série “Mandalorian”. O acesso pode ser feito através de computador, celulares, smart TVs e consoles de games.

  • Contras: Infelizmente, ainda não está disponível no Brasil. Quem não aguentar esperar, pode instalar uma VPN para Disney Plus para ter acesso a todos os conteúdos da plataforma. Outra desvantagem é ter que pagar o valor da assinatura em dólar.

HBO Go

O HBO Go é o serviço de streaming da HBO no Brasil. Ele ficou bastante popular durante a transmissão da série “Game of Thrones”, que é exclusiva do canal.

  • Prós: É possível assistir às séries e filmes aclamados pelo público e que são disponíveis apenas pela HBO. Quem possui o canal através da TV por assinatura tem direito a acesso gratuito ao serviço de streaming. 

  • Contras: Apesar da qualidade do catálogo, a oferta é limitada a títulos da HBO e existem críticas em relação à navegabilidade e organização do conteúdo do site. Ainda assim, o valor de assinatura é um pouco maior do que a concorrência e, apesar de funcionar em computadores e dispositivos Android e Apple, o serviço só está disponível em restritos modelos de Smart TVs LG ou Samsung.

Hulu

Homepage do serviço de streaming Hulu nos Estados Unidos

O Hulu é um dos serviços de streaming mais famosos dos Estados Unidos, e um dos maiores concorrentes da Netflix. Ele oferece uma quantidade enorme de produções, além de canais americanos de TV ao vivo.

  • Prós: Grande catálogo, obras originais e a possibilidade de assistir à TV por assinatura americana. Existem diversos pacotes, desde o mais básico, com filmes e séries, ao mais completo, com TV sem anúncios. Eles também oferecem uma promoção que engloba o Disney Plus e ESPN Plus por um valor bem mais em conta do que ter as assinaturas separadas.

  • Contras: Infelizmente, o Hulu só aceita pessoas dos Estados Unidos e Japão, e formas de pagamento e moedas específicas desses países. A boa notícia é que é possível acessar a plataforma utilizando uma VPN de qualidade e pagar via Paypal. (Acesse nosso passo a passo para desbloquear o Hulu no Brasil!)

Telecine Play

No âmbito nacional, podemos destacar o Telecine Play, com mais de 2.000 filmes disponíveis para os usuários.

  • Prós: O Telecine Play é de graça para quem já paga a tradicional TV por assinatura, e também pode ser assistido em diferentes telas, com 3 dispositivos simultâneos. Para agradar aos cinéfilos, a assinatura dá direito à compra de 2 meia entradas mensais nos cinemas Kinoplex e UCI.

  • Contras: Ele é totalmente focado em filmes e não disponibiliza nenhuma série. O aplicativo possui baixas avaliações nas app stores da Apple e Android, onde usuários citam muitos erros.

Popcorn Time

Há algum tempo, quando não existiam plataformas de streaming, o Popcorn Time era muito usado por pessoas que queriam assistir a filmes e séries de forma gratuita. Por não ter uma política clara em relação aos direitos autorais, o site é envolvido em polêmicas relacionadas a sua legalidade.

  • Prós: A vantagem em relação aos outros serviços de streaming é justamente a proposta do site de oferecer entretenimento gratuito.

  • Contras: Além de ser um serviço muito instável, a maior desvantagem do Popcorn Time é a falta de certeza em relação à segurança da navegação. Dessa forma, é extremamente recomendado que se use um bom serviço de VPN online para se proteger. 

IPTV

A IPTV, ou Internet Protocol TV, é uma tecnologia que permite a transmissão de canais da TV por assinatura via streaming. A IPTV pode ser transmitida em qualquer dispositivo que possua uma tela.

  • Prós: Apesar de transmitir canais da TV a cabo, não existem os mesmos custos de instalação. Além disso, por ser distribuída digitalmente, a IPTV apresenta melhor qualidade de imagem do que a TV a cabo tradicional.

  • Contras: Para o IPTV funcionar, é preciso um Set-top Box, que é um tipo de conversor acoplado à TV por meio de um cabo. Isso significa um custo extra para adquirir esse aparelho, além da assinatura dos canais. Outra desvantagem é que algumas marcas de receptores modificam o set-top box para capturar canais de TV por assinatura sem a autorização dos canais e isso é considerado uma atividade ilegal. 

O streaming tem o potencial de dominar o mercado da TV por assinatura dado que o consumidor está cada vez mais exigente e quer assistir a conteúdo de qualidade com preços razoáveis. Infelizmente, ainda não é possível escolher uma só plataforma que agregue todos os filmes, séries e programas existentes, contudo, os sites estão cada vez mais completos e com bons custos mensais. Escolha o que mais atenda suas necessidades e aproveite!

Siga a gente no Telegram!

Ficou com alguma dúvida ou não entendeu algum termo técnico? Confira nossas páginas de Glossário e Perguntas Frequentes.