Telegram ou WhatsApp: Descubra porquê o Telegram é bem mais seguro

Sem dúvida alguma, a gente pode falar que o aplicativo de mensagens mais usado do mundo inteiro ainda é o WhatsApp, que atualmente pertence à mesma corporação que é dona do Facebook (que na verdade é dona de uma porrada de redes sociais, para sermos sinceros). Mas isso está mudando totalmente por conta do Telegram.

Todos sabemos que geral tem o WhatsApp em seus celulares. Então a coisa mais comum é você ver alguém pedindo pelo "zap zap" de outra pessoa, o que nem sempre é respondido de forma positiva.

Mas existe um competidor entrando no ringue para ser o melhor aplicativo de mensagens do mercado, e ele vem em ritmo forte, quase um Balboa da vida. A gente tá falando do Telegram, que na verdade já é preferido por uma pá de gente, desde hipsters até empresários. Os motivos? Bom, vamos mostrá-los.

Telegram_iphone.png

História do Telegram

Há muito tempo, em uma galáxia muito distante (só que não), o WhatsApp foi inventado pelos deuses antigos da tecnologia, Brian Acton e Jan Koum, que antes faziam parte do panteão do Yahoo. Mas como nem tudo são rosas, esses dois resolveram sair da empresa, viajar até a américa do sul e dar uma relaxada.

Eles até tentaram entrar pro time do Facebook, mas foram rejeitados. Isso os motivou a criar o WhatsApp. O problema é que o WhatsApp agora tem que lidar com um inimigo muito mais potente, o Telegram, que foi lançado em 2013 pelos incríveis irmãos Nikolai e Pavel Durov, que antes já tinham criado uma rede social, mas tiveram que sair da empresa, meio que parecido com a história de Brian e Jan.

 Pavel Durov foi demitido do VKontakte e exilado da Rússia após se recusar a cumprir as exigências do Estado  Crédito:  Sam Barker

Pavel Durov foi demitido do VKontakte e exilado da Rússia após se recusar a cumprir as exigências do Estado

Crédito: Sam Barker

A diferença é que eles criaram o Telegram, que é bem mais moderno e incrível do que o "Zap", principalmente para quem procura conversar com amigos e familiares de forma segura e prática.

O Telegram tem sido alvo de muitos problemas com o governo, já que o aplicativo deles tem uma forte posição quanto a privacidade e segurança de seus aplicativos. Eles rejeitaram diversos pedidos governamentais para liberar o acesso aos dados dos usuários, o que causou muita controvérsia no Irã e também na Rússia.

Como e em quê o Telegram é melhor?

Bom, antes de mais nada, ele te oferece uma nuvem onde guardar seus arquivos e suas mensagens de textos. Nada fica no seu celular, tudo fica na nuvem. Ou seja, não importa aonde você vai logar no Telegram, suas mensagens vão estar todas ali e você não vai perdê-las de jeito nenhum.

Além disso, você pode comprimir vídeos e imagens para mandá-los se quiser, sem contar a capacidade de membros nos grupos que você cria no aplicativo é muuuuito superior, chegando a abrigar 5.000 contatinhos.

E as melhorias seguem adiante, sendo que você pode fazer chamadas de voz e de vídeo em uma qualidade muito superior, pode programar bots com IA para fazer as mais diversas tarefas dentro do aplicativo, como separar imagens por nome e muito mais. Além disso, se você quiser, pode criar um chat secreto, encriptado, onde você pode até mesmo programar um dia para ele se deletar sozinho. Tudo para a sua segurança e privacidade!

Segurança e privacidade do aplicativo

Diferentemente do nosso querido Zap, que fica lendo as suas conversas pra "te mostrar ads mais interessantes" (convenhamos, todo mundo odeia ads, e isso é só desculpa pra eles pegarem seus nudes), o Telegram é extremamente sigiloso com a sua privacidade e não existe nenhum caso de informações vazadas.

O telegram não quer ganhar dinheiro, ele só quer ser uma plataforma do c****** onde você pode fazer o que quiser, sem ter que lidar com ads ou com o risco de alguém ver suas mensagens (ou fotos íntimas...).

O Telegram não é apenas um meio de se comunicar com os amigos e familiares, ele também é parte de um ambicioso plano arquitetado com cuidado para descentralizar as múltiplas facetas da comunicação digital, que hoje em dia estão nas mãos de poucas pessoas. Isso vai desde compartilhamento de arquivo até acessos online e transações das mais diversas!

Isso faz com que o Telegram não fique espalhando suas mensagens e conversas para empresas que querem saber o que te interessa mais, na verdade, suas mensagens são todas encriptadas e você nem tem que se preocupar muito com isso.

Telegram-vs-Whatsapp-Messenger.jpg

Bem diferente do Zap, comprado pelo tiozinho do Facebook, que fica vendendo suas conversas por aí… Na verdade, o Telegram faz exatamente tudo que o WhatsApp faz, e ainda melhor! Olha só:

  1. A nuvem de armazenamento vai estar sempre disponível em todos os seus aparelhos

  2. Capacidade de compartilhar arquivos de mais de um giga

  3. Vários bots e integrações diferentes no aplicativo

  4. Um canal diferenciado que permite que pessoas, e até mesmo negócios, compartilhem de forma efetiva mensagens para um grupo de pessoas diferentes

  5. Um timer de auto destruição para que suas mensagens e chats sejam deletados automaticamente em todos os aparelhos e servidores

  6. Vários stickers

  7. Com seu nome de usuário você pode conversar com pessoas sem ter que passar seu número de telefone

  8. Uma aproximação extremamente ética na coleção de dados (e também de acessos) por parte dos líderes do Telegram

 Além de tudo isso, o Telegram faz parte do TON, que é uma das maiores companhias do mundo inteiro e pioneira em tecnologia, com um forte posicionamento no quesito privacidade

Além de tudo isso, o Telegram faz parte do TON, que é uma das maiores companhias do mundo inteiro e pioneira em tecnologia, com um forte posicionamento no quesito privacidade

O Telegram é, sem dúvida alguma, a escolha mais adequada para jornalistas e também para ativistas que queiram manter seus dados seguros e suas conversas ainda mais privadas!

Você pode baixar o Telegrama aqui

Larissa S.