Como instalar uma VPN na Apple TV?

As pessoas que têm a plataforma de entretenimento Apple TV em casa também buscam privacidade e segurança. Por sorte, esses e outros benefícios são adquiridos com uma boa VPN aliada ao uso da pequena caixa.

Infelizmente, informações equivocadas fazem as pessoas desistirem de instalar uma VPN na Apple TV, mesmo sendo perfeitamente possível. O nosso objetivo, então, é garantir que você conheça os três melhores métodos para fazer uma instalação segura.

Antes disso, vamos explicar o básico para quem tem ou quer adquirir uma Apple TV.

O que é a Apple TV?

A Apple TV é um produto para ser usado em conjunto com outros dispositivos da marca, como uma central de entretenimento. A conexão é mediada pelo aplicativo iTunes e permite acesso a uma extensa biblioteca.

Apple-TV-com-VPN

As opções que a Apple TV pode oferecer vão de músicas a programas de televisão. E tem mais: o app da Apple com tudo isso pode funcionar sem o aparelho e ser instalado até mesmo em um PC. Entre as opções que o aplicativo possui, podemos citar:

  • Crunchyroll - para quem gosta de conteúdo da cultura ‘pop’ japonesa.

  • Netflix - famoso aplicativo de transmissão de filmes, séries e documentários.

  • Youtube - maior plataforma de vídeos do mundo.

Você também pode adicionar mais aplicativos para aproveitar uma experiência completa. Um bom exemplo é o Kodi, uma ótima adição para expandir suas possibilidades de entretenimento.

De volta ao produto, trata-se de um item pequeno que não ocupa muito espaço próximo à televisão. Se a TV possuir entrada HDMI, então provavelmente será compatível com o produto. Uma lista completa pode ser verificada no site da própria fabricante.

Divulgação de Anunciantes O vpnConfiável recebe uma pequena quantia de alguns dos servidores VPN que indicamos no site. Esses servidores são nossos e mantém o site funcionando a longo prazo, mas em nenhum momento interferem em nosso plano editorial ou em nossas avaliações. Quando você clica em um link e acaba assinando um serviço indicado pelo vpnConfiável, nós podemos receber uma compensação graças a indicação de um novo assinante. Isso não interfere na veracidade ou qualidade de nossas informações. Para saber mais, veja Sobre Nós
 

Por que utilizar a Apple TV com uma VPN?

Após comprar a Apple TV, basta conectá-la e começar a aproveitar todo o conteúdo disponibilizado e adquirido. Parar por aí é arriscado, devido aos riscos que corremos ao estarmos conectados à internet.

Apesar de não ser o único motivo para usar uma VPN, a segurança vem em primeiro lugar no uso da Apple TV ou aparelho similar. Com o uso de uma Apple TV com VPN, você pode bloquear o acesso de terceiros e invasores aos seus dados.

Sem qualquer configuração extra, você também impede que seu provedor de internet limite o seu uso de dados. Esse tipo de restrição não é incomum no uso da Apple TV, como você pode ver no artigo sobre limitação de tráfego.

Por fim, a liberdade para acessar conteúdo exclusivo de países estrangeiros também se configura como um ótimo motivo. Existam apenas dois problemas para colocar uma VPN na Apple TV. Para cada um deles, porém, há uma boa solução:

  1. Saber escolher uma VPN não é tão simples quanto parece: é preciso saber quais são as VPNs ruins. Neste artigo forneceremos não só essa informação de forma clara, como também as melhores opções de VPN do mercado.

  2. O dispositivo da Apple não possui suporte para uma VPN: selecionamos três métodos alternativos para solucionar essa dificuldade. Você saberá mais sobre eles logo a seguir.

Apple TV HD com VPN
 

Por que não utilizar uma VPN grátis?

Antes de ensinarmos a instalar uma VPN na Apple TV, é preciso falar sobre o risco de se utilizar serviços gratuitos. Além de se estar evitando um custo mínimo se comparado aos benefícios, você ficará exposto a perigos ocultos.

A segurança foi o primeiro motivo que citamos para se utilizar uma VPN na Apple TV. Por isso, é também a razão mais importante para evitar um serviço grátis. Existe um estudo¹ que demonstrou que 38% dos provedores gratuitos estavam infectados com malwares.

Além disso, eles também permitiam acesso de terceiros aos dados dos usuários. Quando você opta por esses serviços, está oferecendo desde dados pessoais até informações de cartões de crédito a terceiros.

Como você verá a seguir, em nossa lista de aplicativos de VPN, o baixo custo torna irrazoável correr qualquer um desses riscos.

Qual a melhor VPN para Apple TV?

De modo a facilitar a sua decisão para ter uma Apple TV com VPN e não correr riscos, elaboramos uma lista completa. Abaixo, você verá todos os detalhes e informações relevantes para uma escolha segura:

ExpressVPN-Hero-Image.jpg
 
Nº 1 VPN para Apple TV

ExpressVPN

Avaliação 9.8

30 dias sem riscos

Ótimo para

Netflix, IPTV, Amazon Prime Video, Disney+, Hulu, BBC iPlayer, Apple TV, Torrent, Kodi, Tor, YouTube

Disponível em
Android
Apple iOS
Windows
Apple OSX
Google Chrome
Mozilla Firefox
Linux
Roteador
Prós
Contras

Prós

  • Até 5 conexões simultâneas
  • Servidores: 3000+ | Países: 94+
  • Lightway: Novo protocolo VPN
  • Túnel dividido: Proteja o tráfego que você escolher, sem perder o acesso a dispositivos de rede local
  • TrustedServer: Todos os dados são removidos a cada reinicialização, já que os servidores de VPN usam somente memória RAM
  • Política de registro zero
  • Suporte ao cliente 24h/dia em chat ao vivo
  • Transferência ilimitada de dados

Contras

  • Como um produto premium, ele possui um preço premium
 
Nº 2 VPN para Apple TV

Nord VPN

Avaliação 9.6

30 dias sem riscos

Ótimo para

Netflix, IPTV, Amazon Prime Video, Disney+, Hulu, BBC iPlayer, Apple TV, Torrent, Kodi, Tor, YouTube

Disponível em
Android
Apple iOS
Windows
Apple OSX
Google Chrome
Mozilla Firefox
Linux
Roteador
Prós
Contras

Prós

  • Aceita Boleto
  • Até 6 conexões simultâneas
  • Servidores: 5557+ | Países: 60+
  • Política de registro zero
  • Criptografia dupla
  • Transferência ilimitada de dados

Contras

  • Aplicativos NÃO estão disponíveis em Português, apenas em inglês
  • O suporte por email pode ser lento
 

Como instalar uma Apple TV com VPN?

Nós selecionamos três métodos práticos e rápidos para garantir que você tenha uma Apple TV com VPN em poucos minutos. Se você seguir esses passos com uma boa VPN, enfim poderá se sentir tranquilo quanto à sua privacidade.

VPN-na-Apple-TV

1. Método de Instalação no Roteador (Segurança na Rede)

Quando instalamos uma VPN no roteador, estamos aplicando seus benefícios a toda a rede abrangida por ele. No entanto, é preciso ter certeza de que o seu produto oferece suporte à VPN.

A maneira mais fácil de fazer isso é solicitando um novo roteador à provedora da VPN. No Brasil, isso pode ser um pouco mais complicado — muitas empresas são estrangeiras. Mesmo assim, é uma boa alternativa para quem já gostaria de trocar o roteador.

Você pode checar no próprio site da VPN se o seu roteador é suportado. Se houver suporte, o processo de instalação é similar ao de outros dispositivos. Caso contrário, a explicação seguinte sobre um roteador virtual é uma saída prática que não exige a troca do aparelho.

2. Como configurar um roteador virtual no PC?

Caso você tenha uma boa conexão de internet, é possível criar e gerenciar um roteador virtual. No entanto, um Mac não dá conta do recado e é necessário utilizar um PC para essa tarefa.

Assim como se instala uma VPN em um Amazon Fire TV Stick, você pode fazer a instalação em seu computador. Após concluir o processo, você pode seguir as instruções da Microsoft para configurar um roteador no seu PC.

Se você tiver um Windows 10, o processo é facilitado pelo roteador Wi-Fi encontrado nas configurações de internet. Se for o seu caso, você já começará a emitir o sinal protegido com a VPN para a sua Apple TV.

3. Mudança de DNS nas configurações

Este pode ser o método mais simples que você vai utilizar para ter uma Apple TV com VPN. Primeiro, é preciso acessar a VPN da sua escolha e buscar a lista de DNS para cada dispositivo.

Feito isso, você só precisa ir até à configuração Wi-Fi de sua Apple TV. Lá, você seleciona a configuração manual e digita o IP do servidor DNS correspondente, conforme a lista que você acessou.

Para que esse método funcione, é preciso colocar a localização de sua VPN também na Apple TV. Uma vez que você tenha seguido os passos acima, bastará reiniciar o seu aparelho para poder usufruir da proteção da VPN.

 
 

O que posso instalar na minha Apple TV?

A Apple TV possui uma biblioteca de conteúdo individual, rodando aplicativos dos mais variados estilos. No entanto, é possível fazer também um espelhamento. Com qualquer outro produto da Apple com o iOS 4 ou superior, você pode ver a tela do dispositivo na sua televisão.

É justamente com essa técnica de espelhamento que podemos instalar aplicativos como o Stremio. A Apple TV não suporta o aplicativo por si só, mas ele é perfeitamente compatível com seu iPad ou iPhone.

Após instalá-lo, acesse o centro de controle em seu dispositivo com iOS. Então, vá à opção de “Espelhamento” e encontre a sua Apple TV para fazer o emparelhamento. Em seguida, você somente precisará digitar o código de verificação e o app estará pronto para o uso.

Como instalar o Plex na Apple TV com VPN?

Caso a sua Apple TV seja pelo menos da 4.ª geração, você está com sorte. Já é possível adquirir o serviço adicional Plex pela loja de aplicativos sem maiores dificuldades. No entanto, é preciso algum conhecimento técnico para instalar o app nas versões anteriores.

Na pior hipótese, você precisará baixar o arquivo ZIP na página do GitHub do Plex. Após descompactar toda a pasta, você precisa mover para a pasta correspondente ao seu sistema. No Mac é a “Applications”; no Windows é a “Program Files” ou “Arquivos de Programas”.

Feito isso, é preciso criar um certificado SSL, um processo mais complexo e que varia conforme o sistema operacional. O passo seguinte é utilizar o IP do servidor DNS do Plex criador na fase anterior.

Uma alternativa é buscar um dispositivo similar, como o aparelho Roku.

Afinal, a Apple TV vale mais a pena que o Roku?

Por conta da marca, a Apple TV possui uma extensa comunidade de usuários no Brasil. Além disso, já possui alguns anos de operação no país, enquanto o Roku acaba de chegar. No entanto, essa está longe de ser a única diferença entre ambos os aparelhos.

Optar pelo Roku ou pela Apple TV com VPN oferece a mesma segurança, caso você escolha seguir as nossas orientações. O investimento, por outro lado, é bastante diferente para ambos.

O preço dos produtos já difere bastante, com o dispositivo da Apple custando consideravelmente mais — assim como qualquer item da marca. Além disso, é preciso um dispositivo móvel com iOS para acessar diversos aplicativos não suportados pela Apple TV.

Com o uso de uma boa VPN, você ao menos tem a possibilidade de acessar o conteúdo estrangeiro da Apple. Assim, você elimina no mínimo parte da desvantagem competitiva.

Já o Roku vem com uma quantidade muito maior de aplicativos disponibilizados mundialmente, também com uso da VPN. É o caso do Plex, por exemplo, que é suportado por diversos modelos já lançados. Você também pode contar como vantagem a possibilidade de utilizar fones de ouvido com o dispositivo.

No mais, as demais diferenças são pouco relevantes. Se você já é um usuário dos produtos da marca, uma Apple TV pode ser o suficiente para atender às suas necessidades. Caso contrário, considerar o recém-chegado Roku pode ser uma boa alternativa.

Siga a gente no Telegram!

Ficou com alguma dúvida ou não entendeu algum termo técnico? Confira nossas páginas de Glossário e Perguntas Frequentes.