Conheça a WARP VPN (do aplicativo 1.1.1.1), o aguardado lançamento da Cloudflare

Depois-de-atrasos-e-imprevistos,-a-Cloudflare-finalmente-lançou-seu-serviço-de-VPN

Anunciada pela Cloudflare em abril deste ano, a Warp VPN estava prevista para ser lançada até meados de julho. No entanto, devido a ocorrência de alguns contratempos, o plano inicial não se cumpriu, e o lançamento do serviço teve de ser adiado, acabando por se concretizar, efetivamente, apenas em 25 de setembro.

A demanda pela Warp foi grande. Desde o anúncio oficial, cerca de dois milhões de pessoas puseram o nome na lista de espera para poder usar o recurso em primeira mão. Esse número foi tão expressivo que até mesmo Matthew Prince, CEO da Cloudflare, se disse surpreso com o feito. Não era esperado, afinal, que uma VPN tão peculiar quanto a Warp fosse atrair tamanha atenção do público.

Para entender as particularidades dessa VPN e outros detalhes mais, confira os tópicos abaixo.

  • Quem é a Cloudflare?

  • Qual o objetivo da Warp VPN?

  • Tudo que a Warp NÃO é

  • Para quem a Warp foi feita?


Quem é a Cloudflare?

Criada em 2009, a Cloudflare é uma companhia de segurança e infraestrutura digital estadunidense, que ficou famosa por oferecer segurança ao site do grupo de hackers LulzSec e por mitigar, em 2014, um dos maiores ataques DDoS da história, o qual atingiu o pico de 400 Gbit/s num golpe massivo.

Atualmente, a Cloudflare é responsável por uma enorme gama de serviços no ramo da segurança na internet, os quais vão desde proteção de DDoS, firewall de aplicativos da web e proxy reverso até oferecimento de servidores DNS autoritativos.

Especialista-em-segurança-digital,-a-empresa-lidou-com-um-dos-maiores-ataques-DDoS-da-história

Famosa no meio tecnológico, a companhia tem uma notável lista de clientes, a qual inclui nomes de destaque como Uber, Discord e OkCupid. No passado, a sua fama também se construiu por sua associação com plataformas menos tradicionais (e mais controversas), como 8chan e The Daily Stormer, mas devido à repercussão negativa desses contatos, a empresa decidiu recentemente se desvincular deles.

Qual o objetivo da Warp VPN?

A Warp é uma VPN pensada para dispositivos móveis, cujo objetivo principal é tornar seguro o trânsito dos dados de navegação. Ela foi desenvolvida segundo um sistema otimizado para conexões móveis, baseado no WireGuard - um protocolo mais rápido, simples e enxuto que, além de tudo, traz como vantagem um consumo menor na bateria dos dispositivos.

1.1.1.1-Warp.gif

Projetada para ser um serviço simples e seguro, a VPN da Cloudflare prima pela privacidade de seus usuários, protegendo os seus dados enquanto os mesmos estão em trânsito. Ela faz isso ao criptografar automaticamente todo tipo de conexão que, por padrão, não esteja criptografada - seja dentro do browser ou de outros aplicativos. 

A premissa do programa, assim, é a de que nenhum terceiro (inclusive o seu provedor de internet) possa acessar seu tráfego de dados com o intuito de interceptar, espionar ou roubar qualquer informação que esteja ali.

A Warp também traz a promessa de compactar certos conteúdos e armazená-los em cache, o que, teoricamente, poderá reduzir o consumo de dados da sua rede móvel.

Somado a tudo isso, a Cloudflare busca coerência em suas políticas de privacidade ao afirmar que não faz coleta de dados com objetivos comerciais, nem solicita informações identificáveis (como número de telefone) durante o cadastro para seu serviço. A empresa declara ainda se comprometer em realizar regularmente auditorias independentes em seus sistemas para garantir que tudo está em ordem. 

Tudo que a Warp NÃO é

A Warp não é uma VPN clássica. Diferentemente das outras redes privadas do mercado, ela não foi desenvolvida para desempenhar funções como esconder endereço IP ou permitir acesso a sites com restrição geográfica. Ela tão somente criptografa os dados de navegação de seus usuários durante o seu trânsito pela rede. 

O serviço também não é, ao contrário da maioria de suas concorrentes, um aplicativo em si. Na verdade, ele funciona apenas como um recurso adicional do aplicativo de DNS da Cloudflare, o chamado “1.1.1.1”.

Assim, se o seu intuito é ter um aplicativo específico para poder visualizar mídias bloqueadas em sites como YouTube, Netflix ou Hulu; disfarçar sua localização no globo, ou mesmo usar a internet em países com censura, como a China, esta não é a VPN certa para você.

Para quem a Warp foi feita?

De acordo com a própria Cloudflare, a Warp foi criada para usuários comuns da internet, que não têm grandes pretensões tecnológicas, não necessitam (e talvez nem saibam usar) de recursos avançados, mas que gostariam de ter sua privacidade digital protegida.

Esse conceito de “simplicidade” é evidenciado inclusive pela interface do serviço, na qual você encontra apenas a opção de ligar e desligar a VPN, sem nenhuma outra configuração mais detalhada, como a de selecionar por onde seu tráfego irá passar

Deste modo, se você é um usuário mais “modesto” que apenas busca um modo de evitar que seus dados sejam bisbilhotados por terceiros, a Warp pode ser uma escolha atraente para você. Sendo este o caso, você pode baixar o aplicativo 1.1.1.1 para Android ou iOS e usufruir as funcionalidades da Warp gratuita ou de sua versão premium, a Warp Plus. A diferença entre as duas, fora o custo, é a maior velocidade fornecida pela opção paga, que conta com o sistema de roteamento Argo Smart Routing.

Agora se você quiser mais que o “arroz com feijão” das redes virtuais privadas, talvez você se saia melhor com outras alternativas. Neste caso, recomendamos que você dê uma olhada em nossa lista das melhores VPNs do mercado para encontrar o serviço que mais se adeque às suas necessidades.

 Siga a gente no Telegram!