Obtenha um Gerenciador de Senhas

Você já ouviu isso tantas vezes. Segurança e proteção são conversas cotidianas no Brasil. A verdade é que, em nível global, o Brasil está extremamente atrasado quando se trata de segurança online. Podemos esperar por leis e políticas, mas todos sabemos quanto tempo isso pode levar. Então, vamos falar sobre uma ferramenta simples e muito eficaz que você pode usar para fortalecer sua defesa on-line: Um Gerenciador de Senhas.

Auto-Completar.png

Espere, um gerenciador de senhas? Eu tenho um construído em meu navegador já..é chamado "Auto Completar"

Primeiro de tudo, "Auto Completar" não é por segurança, é por conveniência. Você já usou a fechadura padrão na sua porta da frente? É merda. Qualquer pessoa sensata instala uma fechadura dedicada ou trava para segurança. Adote a mesma abordagem para suas senhas on-line, use um software especializado em manter suas senhas seguras. Pesquisadores descobriram scripts de terceiros criados para atacar o recurso de preenchimento automático, coletando endereços de e-mail para publicidade e rastreamento:

"Às vezes, você encontra scripts altamente ofuscados que tentam esconder o que eles fazem. Essa ferramenta não foi ofuscada, então as empresas são bastante francas ao que fazem", diz Gunes Acar, um dos pesquisadores do CITP de Princeton. "Esse acompanhamento se destacou porque está muito perto de violar sua senha e roubar informações. Pode ir muito além das preocupações com privacidade que normalmente temos sobre o rastreamento."

Os navegadores podem fazer muito para manter sua senha segura, mas essa segurança sempre será um foco secundário. Esses recursos existem para tornar sua vida mais fácil, não mais segura. (É o mesmo problema antigo de conveniência versus segurança que afeta grande parte de nossas vidas digitais.)

Gerenciador-de-Senhas-Phish.png

A preocupação real é que, embora esses gerenciadores de senhas baseados em navegador tornem a vida mais conveniente, eles podem oferecer uma falsa sensação de segurança.

Um gerenciador de senhas é um aplicativo - essencialmente, um cofre digital - que mantém todas as suas senhas seguras e ajuda você a criar senhas diferentes e fortes para cada uma de suas contas. Existem vários diferentes. Nossos favoritos são Dashlane e LastPass

Os gerenciadores de senhas não apenas mantêm você seguro: eles também simplificam sua vida. Em vez de digitar senhas, muitos gerenciadores de senhas preencherão formulários automaticamente e, em telefones, você poderá copiá-los e colá-los do aplicativo gerenciador de senhas no serviço em que você está tentando fazer login.

Para ser claro, você deve usar uma senha diferente para cada conta que tiver.

Todos nós temos dezenas de contas online, cada uma (espero) com uma senha única. A reutilização de senhas é ruim porque, por exemplo, se um hacker consegue controlar sua senha do Netflix ou Spotify, ele pode usá-la para entrar em sua conta bancária ou para drenar seu cartão de crédito. É quase impossível lembrar dezenas de senhas. É por isso que você deve usar um gerenciador de senhas.

insira o aperto de mão secreto.gif

Como configurar um Gerenciador de Senhas

Espero que agora você esteja convencido a realmente começar a usar um gerenciador de senhas. Então, aqui está como fazer exatamente isso, em alguns passos simples.

Você define a maioria dos gerenciadores de senhas da mesma maneira e não é tão irritante quanto parece. Primeiro, você cria uma senha mestra destinada a ser a única senha que precisa lembrar daqui para frente. Pode ser longo e complicado, ou você pode gerar uma “frase secreta”. Uma frase secreta é um grupo de 2 ou 3 palavras aleatórias reunidas para criar uma frase. Por exemplo: Tomate-Poeira-Avião. Uma frase secreta NÃO inclui: Letras de sua música favorita, sua comida favorita ou contém qualquer coisa relacionada a seus interesses.

Depois de confirmar essa senha mestre na memória, o gerenciador de senhas fará todo o resto para você. Ele armazena pares de credenciais ao inseri-los em sites, para que você nunca precise inseri-los manualmente novamente, e isso facilita a alteração de suas senhas existentes, para que você possa atualizar todas as vezes em que usou "senha789".

Por fim, certifique-se de ativar a autenticação de dois fatores. É, de longe, uma das melhores maneiras de proteger suas contas contra hackers. Mesmo que elas recebam sua senha, elas não conseguirão acessar sua conta.

Saudações,

Jay R.